Faça uma doação!
A história da Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão (APACI) remonta a 1978, quando o Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com um grupo de pais, movidos pela vontade de proporcionar melhores condições de vida para as crianças com desafios específicos de desenvolvimento, decidiu unir esforços e fundaram a APACI. Então, constatou-se a necessidade de intervir junto de crianças e jovens que não frequentavam o ensino regular. Neste contexto, surgiu a ideia de criar uma “escola especial”, com o desiderato de funcionar lado a lado com a escola de ensino regular, designadamente as classes de apoio, com o intuito de auxiliar as crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, promovendo a sua integração e facilitando o processo de aprendizagem.
Foram, então, criadas cinco classes de apoio nas freguesias de Arcozelo, Barcelinhos,Tamel S. Veríssimo, Vila Frescainha S. Martinho e S. Pedro. Estas classes, deram origem, em 1981, à primeira resposta social, o Centro de Ensino Especial (CEE). Ao longo dos tempos surgiram novos desafios que levaram a APACI a investir na criação de respostas sociais diversificadas de acordo com as necessidades desta população. A sua abordagem centrada na inclusão tornou a APACI numa referência, ganhando o reconhecimento da comunidade.
A APACI tem por objetivo o desenvolvimento intelectual, motor e social das pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão na sociedade e hoje fá-lo através de nove respostas sociais e de serviços especializados que concorrem para a missão de apoiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas com incapacidades e as suas famílias.
1978
1979
1981
1982
1991
1993
1996
1999
1999
2003
2009
Abertura do Centro de Recursos para a Inclusão.