Transforme impostos em solidariedade!

Todos os anos temos a possibilidade de doar 0,5% do nosso IRS a uma instituição, sem qualquer custo. Esta é uma alternativa aos donativos e uma forma de ajudar a APACI, sem qualquer encargo para si. 

A consignação de 0,5% do seu IRS não tem qualquer custo ou perda de benefício fiscal para si. Caso não escolha consignar os 0,5%, é o Estado que decide por si onde aplicar esta percentagem. Ao consignar o seu IRS, parte do imposto será encaminhado para a APACI. 

 

01

Como fazer?

Quando preencher a sua declaração de IRS deve colocar no Campo 1101 do Quadro 11 do Modelo 3 uma cruz em “Instituições Particulares de Solidariedade Social …” e introduzir o NIF da APACI – 500 788 499 e colocar uma cruz (X) em IRS.
02

O que significa?

Os impostos que pagamos são para financiar as despesas do Estado. A única situação em que isso não acontece é quando consignamos 0,5% do nosso IRS para uma instituição. Esta percentagem é subtraída do montante liquidado pelo Estado e não interfere com um possível reembolso.
03

O que ganho?

Ao consignar está a decidir o destino de uma parte dos seus impostos, está também a contribuir para a requalificação do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), ajudando a garantir a melhoria da qualidade de vida dos/as clientes da APACI.
04

Há algum custo?

Não há nenhum custo ao consignar 0,5% do seu IRS à APACI. Essa percentagem é o valor que é retirado do imposto liquidado ao Estado e não afeta o valor que lhe vai ser restituído, caso haja direito a reembolso.

Também pode ajudar a APACI com a doação do seu IVA

Pode optar por ser reembolsado ou abdicar dos 15% do IVA suportado em faturas de serviços comunicadas à Autoridade Tributária, relativas às atividades de:

  • Reparação de automóveis e motociclos;
  • Alojamento e restauração;
  • Cabeleireiros e institutos de beleza;

Para prescindir desse valor, doando-o à APACI, basta colocar uma cruz também no quadrado do IVA. Neste caso não será reembolsado dos 15% do IVA suportado.