A Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão – APACI, fundada em 1978, é uma instituição particular de solidariedade social dedicada à inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

Na procura por uma sociedade mais inclusiva, a APACI disponibiliza um conjunto de respostas sociais e serviços especializados, em Barcelos e Esposende.

A APACI tem como objetivos a capacitação, a promoção do bem-estar, da autonomia e a participação plena na comunidade.

Localizada no concelho de Barcelos e com instalações nas freguesias de Arcozelo, Lijó e Tamel – S. Veríssimo, os serviços da APACI tem como beneficiários diretos cerca de 520 pessoas com deficiência e/ou incapacidade  e como beneficiários indiretos muitas famílias, escolas e parceiros.

A APACI é uma referência na áreada intervenção com pessoas com deficiência e/ou incapacidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária e na defesa dos direitos daquelas.

A dedicação é evidenciada pelo compromisso constante em oferecer um ambiente acolhedor, recursos valiosos e oportunidades de crescimento. A abordagem holística da APACI visa as necessidades imediatas e o desenvolvimento a longo prazo.  Procura resolver desafios e capacitar as pessoas para que alcancem o seu pleno potencial e se tornem membros ativos e integrados na sociedade.

Na APACI, acreditamos que a verdadeira inclusão é construída através de ações concretas e do compromisso contínuo com a criação de um futuro mais igualitário e acessível para todos.

Missão | Visão

A nossa Missão

“Melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou incapacidades e suas famílias de acordo com os valores definidos no Código de Ética da APACI”.

A nossa Visão

“Desenvolver respostas sociais qualificadas, eficazes e eficientes, de referência na região, privilegiando a população maior de 18 anos”.

Os nossos Valores

Confidencialidade

Restringe o conhecimento de dados dos clientes às pessoas que deles necessitam para o exercício do conteúdo funcional do cargo.

Privacidade

Respeita espaços e tempos afetos à fruição dos utentes.

Solidariedade

Assume a interdependência e ajuda recíproca para a garantia da qualidade dos serviços.

Rigor

Toma decisões com base em fatos e executa tarefas e registos conforme definido nos procedimentos.

Integridade

Respeita os deveres e os direitos de todas as partes interessadas e as regras organizacionais de conduta.

Responsabilidade

Age de acordo com a missão, as políticas e os requisitos do cargo e justifica as suas próprias ações.